O campeonato começa no dia 28 de fevereiro, termina em 23 de maio, mantendo o Troféu Independência e Recopa que só interessam à FMF
O campeonato começa sem a confirmação da presença de público nos estádios
Da Redação da Rede Hoje
O formato de disputa do Campeonato Mineiro de 2021 está definido. A reunião que definiu a competição foi realizada na tarde desta segunda-feira, 14, comandada pela Federação Mineira de Futebol. A FMF com e os clubes do Módulo 1, formando o Conselho Arbitral, diferente dos anos anteriores aconteceu em reunião virtual.
A fórmula desse ano foi mantida. Serão 15 datas e sem a disputa das quartas de final. Os 12 times participantes da competição se enfrentarão em turno único, avançando os quatro primeiros direto para as semifinais e depois para a final do estadual, que acontecerá em jogos de ida e volta.
Competições paralelas criadas no ano passado – que os clubes não queriam - também foram mantidas. O Troféu Independência e Recopa Mineira só interessam à FMF que é um meio de arrecadar do clubes já combalidos financeiramente.
PÚBLICO. A presença de torcedores nos estádios ainda não está definida. A FMF libera se todas as prefeituras liberarem, se a CBF liberar ou se até lá tiver vacina.
Com o formato escolhido, que historicamente agrada os clubes da capital, serão 15 datas destinadas ao Campeonato Mineiro. Vale lembrar que, por conta da pandemia do novo coronavírus, não haverá pré-temporada entre o término dos campeonatos nacionais e início dos regionais.
O início da competição está marcado para o dia 28 de fevereiro e encerramento acontece com a final no dia 23 de maio.
Vão disputar o Módulo I de 2021: América, Atlético, Boa Esporte, Caldense, Coimbra, Cruzeiro, Patrocinense, Tombense, Uberlândia e URT; mais Pouso Alegre e Athletic de São João del Rey, campeão e vice do Módulo II de 2020.